O que você precisa saber sobre Energia Solar Residencial
A energia solar na residência pode chegar a economizar até 95% na conta de luz, não à toa que em 2022 a instalação de sistemas fotovoltaicos aumentou 30%.
Nesse artigo, iremos abordar as principais informações que você precisa sobre este assunto.
O que é e como funciona a Energia Solar?
A geração de energia elétrica a partir da radiação do sol é uma fonte de energia limpa. Logo, a energia solar é uma alternativa sustentável e eficiente que pode ser facilmente instalada em locais diversos, inclusive residências.
Os painéis solares ou módulos fotovoltaicos são os responsáveis por captar a luz solar, e são constituídos de células fotovoltaicas que realizam a conversão dos fótons (partículas de luz). Para o funcionamento eficiente do sistema, as placas solares precisam receber o máximo de radiação solar direta para garantir a liberação de corrente elétrica contínua. Corrente essa enviada ao inversor interativo para ser convertida nos moldes da eletricidade da rede elétrica local.
Assim, a energia elétrica gerada por energia solar pode ser usada em toda a casa, contribuindo para economia na conta de luz. Além disto, a produção excedente pode ser usada como crédito energético ao ser direcionada para a rede elétrica geral (on grid) ou armazenada para uso posterior (off grid).
Vantagens da Energia Solar
- Fonte de energia renovável e inesgotável;
- Tem manutenção mínima;
- Ecologicamente sustentável por causar baixo impacto ambiental;
- Economia na conta de luz;
- Desenvolvimento de novas tecnologias torna o sistema cada vez mais acessível e eficiente;
- Adequado para locais afastados e de difícil acesso;
- Apresenta bom desempenho em países tropicais como o Brasil, por conta da intensa radiação solar na maior parte do ano;
- Não exige uma área grande de construção;
- Fácil instalação.
Como ela se aplica em minha residência?
O painel fotovoltaico para a produção de energia solar residencial é instalado no telhado da casa, em local que receba o máximo de radiação ao longo do dia. A energia é direcionada ao inversor solar que altera a corrente de contínua para alternada, para então ser utilizada na residência ou armazenada.
Além disso, os sistemas fotovoltaicos são constituídos de interruptor de corrente contínua que desliga o fluxo de eletricidade quando necessário, um medidor elétrico (para sistemas on grid) que mede a produção de energia elétrica, consumo, quantidade comprada e vendida da rede. E as baterias de carga encontradas nos sistemas off grid, que armazenam a energia não gasta para ser utilizada em dias nublados e/ou chuvosos.
O que significa sistema "on grid" e "off grid"?
Refere-se à forma como você irá instalar o sistema. Os sistemas on grid são ligados à rede pública de energia elétrica, possibilitando seu uso caso a produção esteja baixa, daí serem mais seguros e de baixo investimento.
Já o sistema off grid não é conectado à rede, utiliza baterias próprias que armazenam a produção excedente para uso posterior, sendo mais indicados em locais remotos. Exigem investimento inicial maior em razão do custo das baterias.