Tudo o que você precisa saber sobre TECNOLOGIA LED

 


Cada vez é maior a preocupação em ser mais sustentável, diante das inúmeras catástrofes ambientais que a cada momento se tornam mais frequentes. Para te ajudar a compreender e tomar decisões melhores, a InterNEED te apresenta tudo o que você precisa saber sobre a tecnologia LED.

Esta tecnologia vai muito além de colaborar para um meio ambiente mais limpo, também traz vantagens para o seu lar, produzindo lâmpadas mais eficientes, e portanto mais econômicas, por exemplo.

O que é e como funciona o LED?

LED significa Light Emitter Diode e é um componente eletrônico semicondutor, isto é, um díodo emissor de luz.

Trata-se de uma tecnologia que está presente em diversos equipamentos, como lâmpadas, computadores e televisões.

Diferente de lâmpadas tradicionais, que emitem luz através de um filamento metálico, gerando descarga de gases e radiação ultravioleta, a lâmpada LED gera luz através do chamado estado sólido, direto na matéria.

O LED é considerado um componente bipolar, sendo composto por dois terminais, um ânodo e outro cátodo, estar desligado ou ligado dependerá da sua polarização, que vai permitir, ou não, a passagem de corrente elétrica.

Um dos componentes mais importantes é o chip semicondutor que guarda informações essenciais para a geração de luz.

Vantagens da tecnologia LED

As vantagens do LED remontam à década de 60, quando existia apenas na cor vermelha e era usado apenas para indicação de estado em aparelhos como rádios e televisores. Com o tempo, surgiram outras cores e funcionalidades trazendo os benefícios que hoje conhecemos.

  • Maior vida útil: Comparada com outras tecnologias, o LED possui uma vida útil consideravelmente superior, podendo chegar até 50.000 horas de uso.
  • Custos de manutenção reduzidos: Devido a uma maior durabilidade, você terá menos despesas em seu lar, já que não precisará trocar lâmpadas e equipamentos com tanta frequência.
  • Eficiência: Lâmpadas LED ganham no quesito eficiência se comparadas com lâmpadas incandescentes e halógenas, gerando em torno de 50 lumens/Watt. Isto significa mais luz com menos consumo de energia!
  • Resistência a impactos e vibrações: LED 's, por serem de estado sólido, são muito mais resistentes que outras lâmpadas.
  • Controle dinâmico da cor: Muitas lâmpadas e outros equipamentos LED permitem a troca de tonalidades de branco e até mesmo de outras cores, permitindo o ajuste da temperatura da cor. Inclusive existem opções que permitem o controle por voz ou pelo celular.
  • Controle de Intensidade Variável: Possui ajuste mais preciso da sua intensidade de luz, visto que o fluxo luminoso é variável em relação a corrente elétrica do sistema.
  • Ecologicamente correto: Por não apresentar mercúrio ou outro elemento nocivo seu descarte é mais limpo do que outras tecnologias, ajudando na busca por um meio ambiente saudável e equilibrado.
  • Ausência de ultravioleta e infravermelho: A radiação ultravioleta, emitida por muitas lâmpadas, pode afetar quadros e obras de arte. Por não emitirem este tipo de radiação torna-se ideal para ambientes onde esta deve ser evitada. E por não emitir radiação infravermelho, possui feixe luminoso frio.