Iluminação Ideal de Academias

 


Ao decidir abrir uma academia, é importante lembrar que existem diversos detalhes que envolvem a composição dos ambientes, não é mesmo? E a iluminação é um deles.

Quando falamos sobre iluminação ideal para academias, não existe apenas uma opção a ser considerada, afinal, a luz pode mudar dependendo das necessidades do ambiente.

O tipo de iluminação ideal é aquele que melhora o desempenho dos alunos, ajuda a promover bem estar durante as atividades físicas e principalmente, ajuda a prevenir acidentes.

Com isso, para que você possa saber escolher o tipo de iluminação mais adequada, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar nesse processo. 

A iluminação em academias pode variar de acordo com os ambientes, afinal, em alguns deles é necessário uma luz mais intensa, por exemplo. A iluminação possui capacidade de influenciar a nossa produtividade e desempenho, e por isso é importante se atentar a esse ponto.


Sala de Spinning

Na sala de spinning, as luzes podem ser mais coloridas, justamente para acompanhar a música animada. Nesse ambiente, é possível colocar refletores, jogo de luzes e até mesmo um globo espelhado.

Você pode usar luzes de cores diferentes, lembrando sempre de saber como controlar cada cor através do auxílio da tecnologia, por exemplo.


Salas de Luta ou Musculação

Nesses ambientes, a iluminação ideal para academias são luzes de cor branca, para trazer mais intensidade para o local.

Esses ambientes são os mais procurados das academias, e para que o desempenho seja bom, é necessário investir em luzes mais fortes.


Salas de Exercícios Aeróbicos

A iluminação ideal dessas salas é bem parecida com as luzes usadas nas salas de musculação, sendo mais intensas, acima de 500 Lux.

Isso faz com que as pessoas se sintam mais ativas, diminuindo as chances de queda na produtividade. Use luzes brancas nesses locais.


Salas de Pilates

Nas salas de Pilates, os alunos precisam de uma concentração maior, e a luz ambiente deve ser controlada para trazer sensação de calmaria e relaxamento.

O nível de iluminação ideal é de 300 Lux nesses ambientes, e você pode investir em luzes amarelas, de preferência.


Área de Piscina

Caso a academia tenha área de piscina, o ideal é contar com bastante iluminação, afinal, é preciso evitar acidentes. Você pode usar a iluminação natural, se possível, ou usar luzes com intensidades maiores do que 600 Lux.


Vestiário

Também com o objetivo de evitar acidentes, é importante usar luzes brancas no vestiário. As luzes mais discretas são as ideais, e você também pode investir em spots, para deixar o ambiente mais agradável.


Na hora de comprar os materiais elétricos para fazer a iluminação de academias, é comum que as pessoas busquem os menores preços, mas, isso pode ser um grande erro, afinal, quando falamos sobre esses materiais, o barato sai caro.

Por isso, a recomendação é sempre investir em materiais de qualidade, pois, além de serem mais seguros, possuem uma durabilidade maior, evitando que você precise lidar com prejuízos pelo mau funcionamento.