Uma boa iluminação no jardim faz muita diferença para o ambiente externo da casa, trazendo segurança, conforto e beleza.
Para conseguir destacar todo o projeto de paisagismo das suas plantas e garantir uma locomoção melhor, é importante escolher o tipo de iluminação ideal para o seu jardim.
Mas, se você ainda tem dúvidas sobre o assunto e não sabe como escolher e no que investir, não se preocupe, hoje trazemos algumas dicas essenciais que poderão te ajudar.
Confira a seguir.
Por que investir na iluminação da área externa?
A boa iluminação externa possui objetivo principal de trazer uma funcionalidade a mais para esses ambientes, principalmente no período da noite. Além disso, a iluminação também traz beleza e segurança para seu jardim.
Com isso, você consegue transformar esse local em um ambiente ideal para festas, jantar, lazer e confraternizações, além de destacar ainda mais as suas plantas.
E que opções tenho para a iluminação da minha área externa?
Um passo importante para escolher em qual tipo de iluminação investir no seu jardim é saber quais são as áreas e as plantas que fazem parte do seu projeto. Isso porque, as luminárias ideais são aquelas que ajudam a destacar estas áreas a beleza das plantas.
Postes
O poste como iluminação para o jardim funciona como uma coluna que pode ser mais alta ou média. Existem diversos modelos no mercado, e você pode escolher o estilo de poste que mais te agrada.
O ideal é que eles sejam maiores de 1.80m para não atrapalhar a visão das pessoas. Ele pode ser utilizado para facilitar o acesso ao jardim e também como um objetivo decorativo.
Arandelas
A arandela é um tipo de iluminação muito utilizada no jardim. Elas ficam presas na parede, dando uma iluminação indireta para o ambiente.
Elas ajudam a iluminar o contorno dos objetos e das plantas, trazendo uma percepção melhor desse ambiente externo.
São ideais para iluminar varandas, muros, passagens e plantas ao redor da casa.
Tartarugas
Muito utilizadas na iluminação de áreas externas, proporcionam uma iluminação suave e clara, sendo utilizadas comumente como luzes balizadoras para destacar caminhos e áreas como churrasqueiras e piscinas.
É uma fonte de luz discreta e possui diversos tamanhos, podendo escolher o que se encaixa melhor para o seu projeto. Elas podem ter a estrutura da cor branca ou preta, dependendo do estilo de decoração do seu ambiente.
Lanternas para Jardim
Se você deseja investir em um tipo de iluminação mais rápida para o seu jardim, as lanternas são ideais.
Elas podem ser encontradas no mercado em diferentes estilos e cores, trazendo um charme a mais na iluminação do seu jardim.
Uma das grandes vantagens é que há muitos modelos alimentados por energia solar que não precisam de uma instalação elétrica.
Cordões de Luz
O cordão de luz também é uma opção de iluminação para o seu jardim, mas é recomendada para quem busca uma solução mais delicada.
Este tipo de solução permite usar uma enorme diversidade de tipos de lâmpadas que podem dar um ar especial de diversos ambientes numa única área.
Pode ser utilizada em colunas, árvores ou pergolados, criando diversas disposições diferentes de iluminação no seu jardim, resultando numa área totalmente personalizada, que transmite bom gosto e sofisticação.
Leve sempre em consideração em seu projeto de iluminação externa a utilização de produtos que utilizem tecnologia de energia solar que dispensam instalações elétricas, lâmpadas de LED que são muito mais econômicas e acessórios como sensores de movimento e relés fotocélula capazes de ligar e desligar os pontos de iluminação em função da presença de pessoas no ambiente ou da variação de luz entre o dia e a noite.
Encontre mais conteúdo sobre iluminação interna e externa, produtos e acessórios relacionados a este assunto aqui mesmo no blog ou acesse nosso website em www.interneed.com.br