Mito ou verdade: aparelhos em stand by consomem energia?

 


Em  busca  de  economizar na  conta de  energia  elétrica,  muitos  consumidores procuram dicas na internet.

Um dos conselhos mais comuns é o de retirar os aparelhos da tomada, evitando que fiquem em stand by e consumam energia elétrica.

Mito ou verdade?

O fato é que é possível economizar na sua conta ao conhecer o real gasto dos aparelhos e assim ter técnicas efetivas de economia.

Aparelhos em stand by consomem energia?

É verdade!

Os aparelhos em stand by consomem sim um percentual considerável de energia elétrica. Ao final do mês ou ao final de um ano é possível notar algumas diferenças na conta quando conhecemos o real consumo dos aparelhos.

No caso dos aparelhos em stand by, cabe lembrar que em muitos casos, eles consomem mais energia nestes momentos do que quando estão em uso.

Nós explicamos: isso acontece porque o aparelho geralmente pode passar mais tempo em stand by do que em funcionamento. Por exemplo, uma TV pode passar mais tempo em stand by do que ligada, consumindo mais energia neste período por ser mais longo.

Portanto, ainda que o consumo seja menor na função stand by, o aparelho passa mais tempo nessa função do que ligado. Ou seja, no fim do mês essa é uma diferença significativa na sua conta de luz.

Isso significa que devo tirar todos os aparelhos da tomada?

Os aparelhos em stand by consomem energia elétrica e o mais impressionante é que ao final do mês, todos os aparelhos juntos podem somar até 12% do valor total da sua conta. Por isso, retirar TV, aparelhos de som, micro-ondas, forno elétrico, ar condicionado e outros aparelhos da tomada podem ser uma estratégia interessante de economia.

Entretanto, nem todos os aparelhos podem ser retirados da tomada e há casos em que o consumo é ainda maior. A geladeira é um bom exemplo. Por um fator óbvio, afinal, se a geladeira é retirada da tomada ela deixa de refrigerar os alimentos, que acabam estragando.

Além disso, a geladeira gasta muito mais energia elétrica no momento em que é ligada, já que opera em capacidade máxima para resfriar o seu interior. Ou seja, a cada vez que você liga uma geladeira, ela consome grandes quantidades de energia até que resfrie e mantenha essa temperatura. Portanto, cabe também não deixar a geladeira com a porta aberta por muito tempo.

Outras formas de economizar

Retirar aparelhos da tomada para que não permaneçam consumindo no modo stand by é apenas uma das estratégias para economizar energia elétrica. Para enxugar sua conta de luz, há uma série de recomendações que podem ser seguidas.

O ar condicionado é conhecido como um dos vilões das contas de energia elétrica. Para fazer um uso consciente, compre um aparelho com tamanho adequado ao ambiente em que será instalado. Aparelhos pequenos em grandes ambientes operam em sua capacidade máxima para dar conta, aumentando os gastos. Mantenha também a temperatura adequada de acordo com o clima.

Já o chuveiro elétrico, também conhecido pelo alto consumo, pode ser otimizado por meio de banhos mais curtos. É interessante que os banhos não durem mais do que 15 minutos. Lembre-se de ajustar a temperatura de acordo com o clima e jamais use resistências queimadas. Além de consumir mais energia, elas podem causar acidentes.