Divisor para antena digital: o que é e como instalar?

 

Um divisor de sinal para TV digital é um acessório capaz de dividir o sinal captado por uma antena de TV digital externa para diversas televisões dentro de uma casa ou de um condomínio.

É um acessório fácil de ser instalado, tornando a tarefa de ligar várias TV's numa antena digital em casa algo relativamente simples.

Como se instala o divisor de sinal?

A InterNEED oferece as versões 1:2 (uma entrada e duas saídas), 1:3 (uma entrada e três saídas) e 1:4  (uma entrada e 4 saídas).

Se vamos ligar duas televisões basta usar um divisor de 1:2, ou de 1:3 para ligar 3 televisões e assim por diante.

E para ligar mais de 4 televisões?

É só fazer uma ligação "em cascata", ou seja, ligamos 1 divisor 1:4 por exemplo, e numa das saídas, ao invés de ligarmos diretamente uma televisão, ligamos outro divisor de 1:2 para conseguir ligar mais duas televisões a partir dele, chegando a um total de 5 pontos.

Mas para garantir a qualidade do sinal que irá chegar em cada ponto a ser ligado é fundamental entender alguns conceitos.


Valores mínimos de dBI


A potência do sinal de uma antena é medido em decibéis (dBI) e um ponto de acesso ao sinal de TV Digital deve ter entre 6 e 20 dBI para garantir a qualidade da imagem.

Uma antena digital comum gera, em média, 18 dBI, e a cada divisor que se instala, o sinal a partir deste ponto passa a ter uma perda.

Divisores como os da InterNEED são divisores tipo WAY com duas, três e quatro saídas. A perda média destes divisores em cada uma de suas saídas é a seguinte:

  • 1:2 ou duas saídas - 3,5 dBI
  • 1:3 ou três saídas - 5,5 dBI
  • 1:4 ou quatro saídas - 7,0 dBI

Isso quer dizer que, observando a figura acima sobre a ligação com divisores das 5 televisões, o sinal nos aparelhos 1, 2 e 3 será de 11 dBI, correspondente a 18 da antena - 7,0 da perda no divisor 1:4 em cada saída. 

Já nos aparelhos 4 e 5, o sinal resultante é de 7,5 dBI, porque além da perda dos 7,5 da saída 4 do divisor 1:4 que resulta em 11 dBI temos ainda a perda de mais 3,5 do divisor 1:2 que desdobra mais uma vez esse sinal.

Os resultados finais em cada ponto estão entre 6 e 20 dBI, o que significa que nesta instalação não teremos nenhum problema de qualidade de imagem.

Mas, se ao invés de um divisor 1:2 usarmos um divisor 1:3 para ligar 6 aparelhos de TV, o sinal final para estes 3 novos pontos seria de 5,5 dBI, já que a perda no divisor 1:3 é maior, e neste caso, o sinal final não garantiria uma imagem de qualidade.

Nestes casos, uma das soluções seria utilizar amplificadores de sinal, mas isto é assunto para outro post.


Frequência do Divisor


A InterNEED possui dois tipos de divisores, um com frequência de 5 a 900Mhz e outro de 5 a 2050Mhz, chamado de divisor de ALTA.

Esta capacidade de frequência do divisor garante que ele irá dividir o sinal recebido da antena mantendo a sua qualidade, exceto pela perda inevitável mencionada no tópico anterior.

Na data da publicação deste artigo, o espectro reservado à radiodifusão terrestre de Televisão é composto de 2 bandas:

  • VHF, de 54 a 220Mhz para os canais de 2 a 13;
  • UHF, de 470 a 806Mhz para os canais de 14 a 69;

Portanto, para as antenas digitais comuns utilizadas para sintonizar os canais abertos de VHF e UHF, este divisor de 5-900 é perfeitamente adequado.

Já os canais de TV transmitidos por via SATELITE utilizam faixas de frequência acima de 900Mhz e neste tipo de instalação deve ser utilizados os divisores de ALTA 5-2050Mhz.